Sumário:
- A economia de recoleção: a apanha e a caça; a importância da caça.
- O domínio da Natureza: o fabrico de instrumentos; a produção do fogo.
Questões-orientadoras:
- Em que consistia a sua alimentação?
- Qual a importância da caça para a vida dos hominídeos?
- Para que serviam os instrumentos criados pelos hominídeos?
- Qual foi a importância do fogo para a vida dos nossos antepassados?
No final da(s) aula(s) deverás ser capaz de:
Aprendizagens e competências a desenvolver:
- Exploração da secção “Grande plano sobre… A expansão do Homo sapiens sapiens na Terra” (pp. 16 e 17) para os alunos constatarem as migrações doHomo sapiens sapiens.
- Leitura e análise do doc. 3 (p. 19) para os alunos perceberem as alterações na alimentação durante a evolução dos hominídeos.
- Análise dos doc.s 2 e 4 (p. 19) para os alunos reconhecerem a importância da caça, a par da recoleção, no Paleolítico.
- Observação do doc. 2 (p. 21) para os alunos conhecerem a variedade de instrumentos fabricados e a sua importância para a sobrevivência do Homem.
- Leitura do doc. 3 (p. 21) para identificação dos materiais utilizados no fabrico dos instrumentos.
- Observação do doc. 4 (p. 21) para os alunos perceberem as vantagens ou utilidade do fogo na melhoria das condições de vida dos antigos hominídeos
- Visionamento de excertos da animação interativa “As sociedades recoletoras” e documentários sobre a hominização.
- Elaboração de uma síntese das ideias essenciais da aula.
Orientações para o teu estudo:
- Resolver os exercícios da página 19 do manual para atingir a avaliação de Satisfaz.
- Para atingires um nível superior começa a estudar a apresentação que se encontra no blogue.
- Caso queiras testar os teus conhecimentos podes resolver os seguintes exercícios: