Domingo, 3 de Janeiro de 2010
Que aprendizagens / competências vais desenvolver:
- Levantamento dos conhecimentos tácitos e/ou prévios dos alunos sobre os conceitos de revolução, domesticação, sedentarização, divisão do trabalho e diferenciação social.
- Visionamento e análise de excertos do documentário "O Neolítico".
- Análise de um mapa com os primeiros focos de aparecimento da agricultura e da domesticação de animais.
- Leitura e interpretação de um texto sobre a descoberta da agricultura e a domesticação de animais.
- Análise de uma imagem sobre a vida dos agricultores e pastores do Neolítico.
- Leitura e análise de um texto sobre o desenvolvimento de novas técnicas e instrumentos no Neolítico.
- Visionamento de excertos de documentários sobre a produção de novos instrumentos e o desenvolvimento de técnicas.
- Análise de imagens relativas ao aldeamento Neolítico de Çatal Huyuk.
- Leitura e interpretação de um texto sobre a formação dos primeiros aldeamentos.
- Realização de um debate subordinado ao tema: "Existem actividades que sejam exclusivas do homem e da mulher?"
- Leitura e análise de um texto sobre a divisão do trabalho e a organização social.
- Elaboração de uma síntese comparativa dos modos de vida das sociedades recolectoras e das sociedades produtoras.
O que deves conseguir fazer no final do tema estudado:
- Localizar as regiões em que surgiram os primeiros focos de agricultura.
- Identificar os primeiros animais domesticados.
- Compreender a importância da agricultura e da criação do gado para as sociedades primitivas.
- Identificar os principais progressos técnicos do Neolítico.
- Caracterizar os primeiros aldeamentos.
- Explicar o desenvolvimento da diferenciação social.
- Conhecer as principais manifestações culturais destas populações.
publicado por historia8alustosa às 16:13