Sábado, 5 de Fevereiro de 2011

Lições n.º 35 e 36

Que aprendizagens e competências vais desenvolver:



  • Levantamento dos conhecimentos tácitos e/ou ideias prévias sobre os conceitos de helenos; cidade-estado; democracia; cidadão; escravo; tragédia; comédia;

  • Visionamento e análise de um excerto do documentário "Grécia Antiga, entre o Mito e a Realidade".

  • Indicação das questões-orientadoras da aula;

  • Observação de um mapa digital da Bacia do Mediterrâneo e do sul da Península Balcânica.

  • Observação e análise de um friso cronológico.

  • Leitura e interpretação de um texto de Aristóteles referente aos elementos necessários à existência de uma pólis.

  • Observação e análise de um esquema simplificado de uma pólis.

  • Leitura e interpretação de textos sobre a sociedade ateniense.

  • Leitura e análise de textos sobre a vida quotidiana.

  • Observação e análise de uma vasos gregos com cenas do quotidiano.

  • Realização de um debate sobre a existência ou não de igualdade homem/mulher nos dias de hoje.


No final da(s) aula(s) deverás ser capaz de:



  • Justificar a divisão da Grécia em cidades-estado e a consequente falta de unidade política.

  • Referir os factores de união dos Gregos.

  • Definir pólis.

  • Situar Atenas no contexto da Ática, da Grécia e do mundo grego, usando mapas.

  • Identificar as principais actividades económicas dos Atenienses.

  • Conhecer a vida quotidiana dos Atenienses.

  • Compreender as diferenças sociais existentes em Atenas.


Orientações para o teu estudo:



  • Elabora um mapa da bacia do Mediterrâneo e do sul da Península Balcânica.

  • Redige um texto sobre a vida de um cidadão ateniense.

  • Para testares os teus conhecimentos, faz os exercícios que se seguem:



publicado por historia8alustosa às 16:53
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



Agrupamento de Escolas de Lousada Norte

Pesquisar

 

Junho 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


Posts recentes

Objetivos para o trabalho...

Como fazer uma apresentaç...

Objetivos para o teste de...

A nobreza

O Clero na época medieval...

A Sociedade Senhorial nos...

Os muçulmanos, por Márcia...

Objetivos para o teste de...

Lições n.ºs 62 e 63

O islamismo, Canal Histór...

Os muçulmanos na Penínsul...

Os Vikings, Canal Históri...

O Último Viking, John McT...

As invasões entre os sécu...

As incursões vinquingues

A formação dos reinos bár...

A Última Legião, Doug Lef...

As tribos germânicas, BBC

A Queda do Império Romano...

As invasões bárbaras nos ...

Divisão do Império Romano...

Lições n.ºs 78 e 79

O Cristianismo, por Ana S...

O Cristianismo, por Diogo...

Biografia de Jesus Cristo...

O Império Romano nos sécu...

Cristianismo: origem e di...

As perseguições religiosa...

A mensagem do Cristianism...

Lições n.ºs 48 e 49

Roma: ascensão e queda de...

O nascimento de Roma, Nat...

Arquivos

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Janeiro 2013

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Novembro 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Ligações