Que aprendizagens e competências vais desenvolver:
- Levantamento dos conhecimentos tácitos e/ou ideias prévias sobre os conceitos de helenos; cidade-estado; democracia; cidadão; escravo; tragédia; comédia;
- Visionamento e análise de um excerto do documentário "Grécia Antiga, entre o Mito e a Realidade".
- Indicação das questões-orientadoras da aula;
- Observação de um mapa digital da Bacia do Mediterrâneo e do sul da Península Balcânica.
- Observação e análise de um friso cronológico.
- Leitura e interpretação de um texto de Aristóteles referente aos elementos necessários à existência de uma pólis.
- Observação e análise de um esquema simplificado de uma pólis.
- Leitura e interpretação de textos sobre a sociedade ateniense.
- Leitura e análise de textos sobre a vida quotidiana.
- Observação e análise de uma vasos gregos com cenas do quotidiano.
- Realização de um debate sobre a existência ou não de igualdade homem/mulher nos dias de hoje.
No final da(s) aula(s) deverás ser capaz de:
- Justificar a divisão da Grécia em cidades-estado e a consequente falta de unidade política.
- Referir os factores de união dos Gregos.
- Definir pólis.
- Situar Atenas no contexto da Ática, da Grécia e do mundo grego, usando mapas.
- Identificar as principais actividades económicas dos Atenienses.
- Conhecer a vida quotidiana dos Atenienses.
- Compreender as diferenças sociais existentes em Atenas.
Orientações para o teu estudo:
- Elabora um mapa da bacia do Mediterrâneo e do sul da Península Balcânica.
- Redige um texto sobre a vida de um cidadão ateniense.
- Para testares os teus conhecimentos, faz os exercícios que se seguem: