"Eu sou o Senhor, teu Deus, que te fiz sair do Egipto, de uma terra de escravidão. Não terás outro Deus além de mim. (...) Não pronunciarás em vão o nome do Senhor, teu Deus, porque o Senhor não deixará de castigar quem invoca o Seu nome em vão.
Recorda-te do dia de sábado para o santificar. Trabalharás durante seis dias e levarás a cabo todas as suas tarefas. Mas ao sétimo dia é dia de descanso, consagrado ao Senhor, teu Deus. Nesse dia não farás nenhum trabalho, nem tu nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem os teus animais (...), porque em seis dias o Senhor fez o céu, a Terra, o mar e tudo quanto contém, e descansou ao sétimo; por isso o Senhor abençoou o dia de sábado e santificou-o.
Respeita a tua mãe, para que todos os teus dias se prolonguem na Terra (...). Não matarás. Não cometerás adultério. Não roubarás. Não dirás falsos testemunhos contra o teu semelhante. Não cobiçarás a casa do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o jumento, nem coisa que lhe pertença."
Antigo Testamento, Êxodo